Portão eletrônico como montar, instalar e ligar,instalação em cima.

Neste post vamos falar como o próprio consumidor pode instalar o seu kit portão eletrônico.
este assunto pode ser um pouco complicado para leigos no assunto à que estamos comentando por detalhar as varias partes que comporem a instalação.
Bem para instalar um kit motor portão eletrônico é necessário ter a parte instrutura(alvenaria,portão...)
ha vários casos ex; o portão pode ser,
Basculante

 Deslizante

Pivotante



para cada estilo de portão é necessário o suporte especifico para afixar o kit motor à estrutura. note que uma estrutura bem rígida(firme) trara mais rigidez ao suporte do kit motor a ser fixado, então o acabamento da instrutura da obra também influenciária na instalação do kit motor para obter uma instalação perfeita, isso gera uma durabilidade ao equipamento a ser utilizado.

antes de instalar o kit motor devemos observar o portão a ser instalado para avaliar qual melhor kit motor adequado a instrutura do portão a ser instalado, verifique peso, comprimento do portão  e modelo de abertura.
geralmente o kit motor vem 3m de cremalheira ou para portão de 3m.

A instalação mais simples possível para pessoas leigas é o portão com abertura deslizante, pois em vários casos é possível instalar o kit apenas com uma furadeira.
para os outros casos de deslizante ou basculante e pivotante é necessário utilização de maquina de solda lixadeira,furadeira,e experiencia em solda,isso para portões de ferro,para modelos de alumínio ou madeira só no parafuso.

vamos dar inicio a instalação modelo deslizante residencial,instalado em cima.
componentes utilizado na instalação: 
kit motor
suporte
ferramentas,furadeira,chaves para aperto de parafusos, buchas para fixação do suporte a alvenaria,brocas parede e ferro,parafusos para fixação do motor ao suporte e parafusos para fixação da cremalheira ao portão.
e materiais para o ponto elétrico do kit motor.
ponto elétrico para instalação do kit motor em cima
foto suporte kit motor
ex;1 posição do suporte. abra todo o portão o suporte é colocado a partir dai veja foto



veja a posição do suporte com o portão todo aberto.
fixando o suporte:faça 4 furos no lado menor do suporte

encaixe o suporte em cima do guia U do portão encostando na parede faça um risco por baixo usando o guia U como régua.

 vamos marcar o motor no suporte e furar.



fixe o motor no suporte.
agora encaixe o suporte do motor em cima do guia U apoiando à parede e risque os furos na parede para furar.

use parafusos com bucha de 12mm para fixar suporte na alvenaria e parafusos 5/16 com porca e arruela, o comprimento do parafuso 5/16 depende do modelo do kit motor.
agora fixe o suporte com o motor na alvenaria,feito isso é hora de fixar a cremalheira,
o motor vai ficar de cabeça pra baixo,veja.
estando motor fixo a alvenaria conforme imagem acima vamos fixar cremalheira
geralmente o kit motor vem com 3m de cremalheira verifique o vão de abertura do portão ex: um vão de abertura de 3,1m utilizaremos no minimo 3,5m de cremalheira.
um vão de abertura de 2,7m utilizaremos 3m de cremalheira.
então 3m de cremalheira abre o portão 2,7m.
para portões mais que 2,7m de abertura é necessário outra barra de cremalheira a mais,
fixando cremalheira.
obedeça a folga da cremalheira à engrenagem,veja imagem. click na imagem para ampliar

antes de fixar é necessário deixar uma sobra de no minimo 10cm de cremalheira para fixar o imã
veja imagem;

a sobra de cremalheira é a partir do eixo cental da engrenagem externa.
fixando a cremalheira no portão
coloque o motor no manual com a chave fornecida no kit motor para livrar a engrenagem.
confira o tamanho do portão com as cremalheiras.
alinhe a barra de cremalheira, fure e fixe-a faça o mesmo procedimento com a outra barra.
fixando os imãs.
abra todo o portão e fixe o imã encima do sensor de abertura.
feche todo o portão e fixe o imã encima do sensor de fechamento.

ligando a energia na central de comando.
1. identifique os bornes respectivo a entrada de rede na central.
é aconselhável desenergizar a rede ao ligar na central.
em todos os kits motor vem um manual técnico através dele identificara os bornes da central ou olhando a identificação na central.
neste exemplo utilizei uma central da marca peccinin.
no caso os bornes são N/F e F.
dica para instalações com motores de cabeça para baixo.
fixe qualquer peca móvel do kit para não ficar caindo.para as mesmas não enrolarem na ventuinha do motor
verifique o fio da rede que vai a central pois pode escorrer aguá por ele e penetrar na central, tome estas precauções.
e faça um furo na tampa do motor para não acumular água.
em muitos modelos é necessário programar a central siga o manual da mesma é bem simples.

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Eletro Alves

Portão eletrônico como montar, instalar e ligar,instalação em cima.
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36 comentários

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12 de agosto de 2013 às 06:39

Olá amigo,o motores foram projetados para instalado no chão,isto não é correto fazer instalar o motor de ponta cabeça, a água terá facilidade de entrar,a manutenção fica difícil de fazer,o eixo central do motor trabalha roçando.

Att,

Cristiano Melo
Formando em Engenharia Elétrica
Técnico Eletrônico
www.tmfsistemas.com.br

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12 de agosto de 2013 às 06:45

Olá amigo,os automatizadores não foram projetados para ser instalados de ponta cabeçã.Isto não deve ser feito por vários motivos, existe facilidade de entrada de água no motor,fica difícil de fazer manutenção,a central fica virada,e eixo central do motor fica forçando no rolamento,portanto o motor deve ser instalado o chão.Nenhum fabricante recomenda instalar desta forma.

Att,

Cristiano Melo
Formando em Eng.Elétrica
Técnico de Segurança Eletrônica

www.tmfsistemas.com.br

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12 de agosto de 2013 às 09:16

desculpe sua indignação, mas atendemos a necessidade do cliente há sim suportes para serem
instalados em cima na posição correta do motor, mas há muitos problemas com eles devido instalação e manutenção. pois os kits motores de portão obedecem um padrão de instalação mas os portões e as partes estruturais não são padronizados para o motor do portão, pois cada local é um caso diferenciado para a instalação.
imagine uma instalação onde o cliente esta com sua obra concluída, não tem mais jeito do cliente quebrar o seu piso para criar uma base do motor e levar rede elétrica para o mesmo, onde colocar o motor? em cima é obvio, mas utilizaremos um motor industrial que é mais pesado,para coloca-lo em pé em cima utilizaríamos vários materiais para fabricar o suporte do motor que ficaria não tão bem esteticamente, enquanto que o motor ficar de ponta cabeça utilizaríamos só uma chapa liza. é mais bem aparem tavel esteticamente,
este estilo de instalação não foi criado pela eletro Alves foi aderido na região por necessidade na instalação, sabemos que o equipamento foi projetado para uma posição unica.
felizmente o engenheiro projeta mas não é ele que instala o seu projeto em varias localidades e estilos de portões diferentes.
não instalamos todos os motores de ponta cabeça.
na nossa localidade temos vários equipamentos destes trabalhando de ponta cabeça e muitas marcas e modelos funcionam vários anos sem apresentar problemas mecânicos.
lembrando que nem todos fabricantes tem seu eixo do induzido projetado na posição vertical.
e se entra-se água tão facilmente estes equipamentos não duravam ai sim ia ser falha este tipo de instalação.

eu estudei e me formei em engenharia mecatrônica, no começo agia muito por impulso e pela logica que a matemática me dava nos cálculos,mas depois vi que a logica da matemática era criada para cada caso de instalação sei que a fabrica não vai projetar um motor exclusivo para o meu portão.

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Anônimo
21 de agosto de 2013 às 09:01

TODOS os automatizadores que instalei até hoje foram na parte superior do portão, "de cabeça para baixo" e, por imposição da falta de espaço, um deles trabalha até "de lado" (mudei a posição dos reed switch" para sensorizar o fechamento e abertura). NUNCA tive problemas, pelo contrário: A instalação na parte superior evita a influência da umidade natural do chão, diminui a chance de invasão da unidade por formigas e acho que fica até melhor esteticamente. Manutenção??? Suba numa escadinha, ora!

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Anônimo
18 de setembro de 2013 às 07:01

Também já instalei muitos motores virados de ponta cabeça e nunca tive problemas, ao contrário, clientes sempre muito satisfeito.. E cliente satisfeito é o que me importa.. Abração

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Anônimo
20 de setembro de 2013 às 16:07

qual é a espessura da placa metálica?

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21 de setembro de 2013 às 16:02

o suporte do motor seria na chapa 14

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Anônimo
5 de dezembro de 2013 às 15:22

Boa noite Walson, gostaria de saber qual é a marca que melhor se adapta para ser instalada na parte superior do portão e de "cabeça para baixo"?
Obrigado.

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3 de janeiro de 2014 às 11:03

Bom dia amigo,
A pessoa que instalou o portão aqui em casa fez a ligação do motor diretamente no disjuntor dentro da caixa onde fica o medidor. Temo que isso me trará problemas no futuro principalmente pq o disjuntor foi dimensionado para a casa toda e não apenas para o motor. Vou mudar essa ligação e colocar um fusível de 2A em série com o motor haja vista o consumo de 1/4 HP (220V). Esse dimensionamento está correto ou devo considerar mais alguma coisa?

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3 de janeiro de 2014 às 14:22

o disjuntor esta antes do medidor de energia, aqui chamamos de (gato) pois a corrente elétrica que vai ao kit motor não constará no medidor.
se esta realmente ligado direto no disjuntor na caixa do padrão(medidor)poderá ter problemas com a concessionaria de energia, se descobrirem...
o kit motor de portão já tem uma proteção de fusivel de 5A na central de comando.

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Anônimo
11 de março de 2014 às 07:35

Bom dia amigo, estou com um problema no meu portão e acredito que possa me ajudar.
Preciso temporizar o fechamento do portão e ao ler algumas materias no seu blog vi que algumas placas já vem com esse recurso, e ao conferir no meu portão ele tem esse recurso mas quando mudei o jumper de 0seg para 60seg o mesmo em vez de mandar fechar o portão depois do tempo programado ele faz o contrario ele manda abrir quando o portão esta fechado.
Tentei inverter os finais de curso mas não tive sucesso, alguma dica de como posso proceder para fazer o portão fechar depois que passar o tempo programado?
Desde já agradeço pela atenção.

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11 de março de 2014 às 16:16

o motor tem 3 fios. 1 fio é o comum,os outros dois são rotações do motor sentido horário e anti horário.
inverta os 2 fios da rotação troque um fio pelo outro e vice e versa. e não se esqueça de inverter os finais de curso,

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4 de abril de 2014 às 11:59

parabéns pelo tutorial pois foi muito bem elaborado e detalhado, posso dizer que unico na net. estou pensando em instalar eu mesmo o motor e até ia colocar o disjuntor de 5a mais como vcs informaram o motor ja tem um. por acaso os controles remotos ja vem ajustados ou tenho que configurar? o modelo é um ppa dz 1/4, abraços

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6 de abril de 2014 às 13:19

na maioria dos casos não vem programado,
pode-se pedir para vendedor programar

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13 de abril de 2014 às 12:06

obrigado e gostaria de saber se tem como instalar o motor da ppa sem a fotocelula? grato

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13 de abril de 2014 às 18:37

sim depende do modelo de central utilizada

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Anônimo
22 de maio de 2014 às 15:36

Olá Walson! Foi graças a seu blog e postagem que aprendi e instalei um Rossi nano de ponta cabeça. Até já participei aqui. Volto a te agradecer pelo conteúdo.
A pergunta desta vez é sobre o íma de fechamento do portao, qual é o lugar certo para fixar e a posição. Se pode colocar de lado e também de cabeça para baixo?
Aqui o meu esta instalado no fechamento quando vai chegando a uns 20 ou 25 centímetro dá uma travadinha e continua ao chegar dá uma batidinha no batente. Pergunto se tem o rumo certo de fixar o ima? Ou se todos os portões funcionam assim mesmo. Uso o redutor da central. Lembro que é Rossi modelo nano.
Fico mais uma vez muito agradecido pela sua ajuda e ótimo seu trabalho no blog. Parabéns mais uma vez

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22 de maio de 2014 às 17:38

pode colocar de cabeça pra baixo
esta travadinha é normal quando utiliza a parada suave da central.
se a central for a Kx30 acenderá um LED quando o portão estiver todo fechado indicando que o imã esta na posição correta.

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27 de maio de 2014 às 06:33

Ola amigo irei instalar meu primeiro motor um Rossi eu posso pegar a alimentação do moto de uma tomada qualquer ou tenho que puxar da caixa de distribuição ?

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27 de maio de 2014 às 06:36

Ola tudo bem Walson irei instalar o primeiro motor Rossi e estou com uma duvida eu posso tirar a alimentação para o moto de uma tomada qualquer ou tenho que puxar a alimentação direto da caixa de distribuição?

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27 de maio de 2014 às 18:43

pode tirar sim de uma tomada sem nenhum problema.

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Anônimo
18 de junho de 2014 às 19:16

Boa noite!!!
Instalei um Motor Basculante PPA Facility 4 Trimpots, está abrindo e fechando, o problema está quando abri ou fecha ele vai até o fim do curso e volta um pouquinho (10cm) nos dois sentido.
como posso resolver ?

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20 de junho de 2014 às 16:02

deve regular o freio eletrônico do motor,
no seu caso a regulagem esta no máximo, deve ficar antes do meio dependendo do peso do portão.

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Anônimo
22 de junho de 2014 às 10:35

Boa tarde!!!!
AGRADEÇO POR ME AJUDAR ...
O problema que te passei no Email anterior foi solucionado, pois notei que o transistor está aquecendo muito, que pode ser?

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11 de julho de 2014 às 20:26

Olá amigo. O que é melhor comprar 110 ou 220 Volts??
A largura do portão tem que ser maior que a largura da entrada da garagem??

Agradecido...

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Anônimo
6 de setembro de 2014 às 16:21

Amigo,

Onde posso encontrar este suporte?
Obrigado.

guilherme.veiga@gmail.com

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7 de setembro de 2014 às 14:22

lojas de portões eletrônicos, ou pode mandar fazer o corte e dobra da chapa em lojas de corte e dobra de chapas.

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Anônimo
8 de outubro de 2014 às 16:10

boa noite walson volpiceli.
troquei a placa ppa facility hibrida de meu portão basculante e a
mesma esta programado para trabalhar no sistema hibrido, porém esta apresentando o seguinte problema: não esta fazendo o percurso todo que devo fazer?

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9 de outubro de 2014 às 18:47

deve-se programar o tempo de percurso,para a central reconhecer o comprimento de abertura do portão.

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Anônimo
27 de outubro de 2014 às 09:32

Boa tarde, comprei um automatizador HDL com central S1, nunca vi um manual tão mal escrito. Vocês teriam algumas informações sobre a instalação das fotocelulas, como restaurar a programação de fábrica.

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Anônimo
14 de novembro de 2014 às 16:32

Walson gostaria de pedir sua ajuda para que criasse um tópico sobre instalação de portões basculantes, pois cada fabricante diz uma coisa diferente em seu manual e no meu caso que instalei ate agora apenas moto deslizante ainda é uma grande duvida e ate mesmo receio na instalação desses portões, quanto as medidas a serem respeitadas.

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Anônimo
19 de dezembro de 2014 às 19:16

Walson, você tem conhecimento de portões da Peccinin? poderia me tirar uma dúvida simples? Eu mesmo estou dando manutenção no meu portao, devido a picaretagem na minha cidade, ele estava travado, me deram orçamento de 300 pra trocar rolamentos mais se nao funcionasse ficaria mais 200 para enrolar o estator, ou seja 500... entao desmontei o portao todo, limpei toda graxa, lavei as peças e engraxei e montei novamente, voltou a funcionar!!! só que ele não está parando nos fim de cursos(sensor reed), pensei em trocar os sensores, mais notei que esses sensores precisam de um imã que vai na porca acionadora, e não tem imã na porca... será que pode ser esse o problema? o meu portao pode funcionar normalmente sem os sensores, somente ajustando pelo TIMER? é um Peccinin 2000 Basculante com Placa CP4000, agradeço se puder me dar alguma dica.. Obrigado!!!

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20 de dezembro de 2014 às 16:51

sim precisa colocar o imã para um perfeito funcionamento se não achar o imã original poderá cortar ou utilizar um pedaço de outro imã.

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11 de setembro de 2015 às 13:56

Olá walson!
Graças a voce e seu site muito explicativo, consegui montar meu portao com motor de ponta cabeça a quase 2 anos atras. Ficarei eternamente grato por isto.
Hoje, depois deste tempo todo funcionando só que de 3 dias pra cá, ligo o controle e tem hora que funciona e tem hora que nao funciona. As vezes é preciso eu desligar o disjuntor do motor e tornar a ligar aí ele funciona. Este é o principal defeito. Outro que acontece as vezes é que ele freia ou não, isto é normal? Ou fiz coisa errada quando montei? Este defeito como eu disse é de 3 dias pra ca com tempo chuvoso.
Aguardo seu parecer.
Muito obrigado

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Anônimo
18 de outubro de 2015 às 16:24

Boa noite posso estalar o motor de lado

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8 de fevereiro de 2016 às 17:13

gostaria de saber como colocar um botão dentro de casa para abrir e fechar o portão.

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