esquema tubulação para portão eletrônico deslizante todos modelos.

Geralmente é um artigo quase extinto para muitos, por uma serie de motivos.qual marca qual modelo de equipamento a utilizar,qual portão qual modelo qual tamanho pois bem estas indecisões tardião a preparação para estes equipamentos serem bem instalados.
um passo também é conhecer um pouco da potencialidade e funções do equipamento.

Os kits de motores de portão atualmente são bem padronizados deixando assim um projeto de tubulação único para quase todos os modelos.
para definirmos a tubulação para o portão eletrônico precisamos obedecer determinadas normas,isto varia de acordo com o município. que normas são estas?
ex: se o passeio for de intenso trafego de pedestres e necessário a instalação de um sinalizador indicativo(visual ou sonoro) de abertura de portão.
dentre outras...

para criar uma tubulação para o portão é necessário saber como irá utilizar seu equipamento. a instalação mais simples possível é só a tubulação do ponto elétrico mais nada.
ou criar outras tubulações para fotocélula,acionadores internos,lampadas e sinalizadores,receptores de longo alcance,computadores,interfones,travas eletrônicas e outros.
pois bem, é preciso saber como ira utilizar seu equipamento para construir uma tubulação correta.

vejamos um exemplo de tubulação
para portão. simples só elétrico.


por normas estabelecidas do INMETRO do ano de 2014 todo equipamento deve possuir fotocélula
vejamos um exemplo de tubulação para portão deslizante com fotocélula.

vejamos um exemplo de tubulação para portão deslizante instalado em cima com fotocélula.

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manual completo central PPA universal full,com ou sem reed digital.

manual central universal full completo,
dica: antes de começar a programação leia o manual calmamente, identifique as chaves,botoes e Jumpers da placa,para não ficar perdido na hora da programação.
este manual é especifico para este modelo de central de comando.
segue abaixo o manual completo, veja a imagem da placa de comando.



Principais características
1. Opera tanto para sensor Reed Digital (Encoder Hall) como para sensor Reed Magnético
(Analógico).
2. Módulo receptor R. F. 433,92 MHz incorporado.
3. Code learning até 160 transmissores diferentes e independentes dos botões.
4. Programação individual para cada transmissor, sendo:
5. Entradas para:

• Comando somente para abertura (CA), para aplicações de cancelas ou portas sociais
quando utilizando sensor veicular ou radar de porta.
• Comando somente para fechamento (CF).
• Botoeira externa (BOT).
• Fotocélula (FOT).
• Módulo receptor R. F. avulso (RX).
• Módulo sensor de corrente para funções de anti-esmagamento.
• Parada de emergência (CA+CF).
• Módulo TRANSFER.

6. Saídas para:

• Módulo de sinaleiro.
• Módulo de trava.
• Módulo para luz de garagem.
7. Controle do motor:
• Partida Suave.
• Embreagem eletrônica.
• Frenagem eletrônica.
• Torque pulsante.

Considerações importantes:
A central irá ignorar tentativas de programação e gravação de transmissores nas condições
de fechado (fim de curso), ciclo de abertura, ciclo de fechamento ou temporizando para
fechamento automático (PAUSA).

Funções dos botões "GRV", "+" e "–"

Botão GRV:
1. Em operações de funcionamento para acesso, ou seja, modo de programação desativado
(todas as chaves das Dips na posição OFF), atua como comando para abertura/fechamento.
2. Em operações de programação da central ou gravação do transmissor atua como entrada
para atualização de memória.
Botão "+":
1. Em operações de programação da central, atua como "incremento" dos valores das
funções.
2. Durante memorização de percurso, atua como sensor fim de curso.
Botão "–":
1. Em operações de programação da central, atua como "decremento" dos valores das
funções.
2. Durante memorização de percurso, atua como sensor fim de curso.

Selecionando modo de operação com sensores fim
de curso FCA e FCF (modo analógico)
1. Abrir o jumper RD/FC.
2. Selecionar qualquer função para programar a central e após pressionar e liberar o botão GRV
a informação do jumper RD/FC será atualizada na memória.

Selecionando modo de operação com encoder
digital (modo reed digital)
1. Fechar o jumper RD/FC.
2. Selecionar qualquer função para programar a central e após pressionar e liberar o botão GRV
a informação do jumper RD/FC será atualizada na memória.


Funções dos leds SN , SET e PWR

Led SN:
1. Após Power-On-Reset.
       1.1 Pisca 1x (rede elétrica 60 Hz).
       1.2 Pisca 2x (rede elétrica 50 Hz).
2. Ciclo de abertura (pisca normal 3x).
3. Ciclo de fechamento (pisca normal 4x).
4. Ciclo de abertura com falha de encoder (pisca inverso 3x).
5. Ciclo de fechamento com falha de encoder (pisca inverso 4x).
6. Temporizando para fechamento automático PAUSA (modo relógio).
7. Aceso contínuo (entrada fotocélula atuada).
8. Gravação de transmissores.
      8.1 Pisca 1x (gravou um novo transmissor+tecla+configuração).
      8.2 Pisca 2x (transmissor já gravado, atualiza tecla+configuração).
      8.3. Pisca 3x (memória cheia).

Led SET (modo de programação):
1. Piscando (valor mínimo permitido ou função desativada ou alarme de atenção na função).
2. Apagado (valor intermediário entre mínimo e máximo).
3. Aceso (valor máximo permitido ou função ativada).

Led PWR (motor em funcionamento):
1. Apagado (ciclo de partida suave ou embreagem eletrônica ativa).
2. Ligado (ciclo da tensão máxima na partida ou embreagem desativada ou ciclo da frenagem
eletrônica).

Funções da entrada CA
1. Comando para ciclo de abertura do portão.
2. Durante ciclo de abertura do portão, será ignorado.
3. Durante temporização para fechamento automático (PAUSA), se houver comando, o
contador será cancelado e, somente após ser liberado, será reinicializado.

Funções da entrada CF
1. Se programado para funções somente de comando (função#26):
1.1 Comando para ciclo de fechamento do portão.
1.2 Durante ciclo de fechamento do portão, será ignorado.
1.3 Durante temporização para fechamento automático (PAUSA), se houver comando, o
contador será cancelado e inicializará o ciclo para fechamento.

2. Se programado para funções de sensor veicular para cancelas (função#26):
2.1 Durante ciclo de abertura do portão, se atuado o sensor CF e quando fim de percurso for
alcançado, o fechamento será instantâneo (tempo para fechamento = 0seg. Função#12) ou
será temporizado (tempo para fechamento <=> 0 seg. Função#12).
2.2 Durante ciclo de fechamento do portão, se atuado o sensor CF, será revertido à rotação
do motor e, quando fim de percurso for alcançado, o fechamento será instantâneo (tempo
para fechamento = 0seg. Função#12) ou será temporizado (tempo para fechamento <=>
0 seg. Função#12).

Parada de emergência (CA + CF)
1. Durante ciclo de abertura ou fechamento do portão, se atuado ambos os sensores CA+CF,
será considerado como parada de emergência do motor.
2. Enquanto permanecer ambas as entradas CA+CF atuadas, não aceitará nenhum comando.


PROGRAMAÇÕES BÁSICAS

GRAVAR TRANSMISSORES
1. Code learning até 160 transmissores.
2. Mover a chave TX da Dip para a posição ON.
3. Selecionar configuração do transmissor (AS + CMDA).
4. Pressionar botão do transmissor.
5. Pressionar e liberar o botão GRV.
6. Verificar led SN.
7. Liberar botão do transmissor.
8. Voltar para passo 3 para continuar gravação.
9. Para finalizar, mover a chave TX da Dip para a posição OFF.
Para funcionar o transmissor no modo automático é necessário a central também ser
programada no modo automático.

FORÇA (EMBREAGEM ELETRÔNICA )
1. Mover a chave FORCA da Dip para a posição ON.
2. Usar os botões + e – para aumentar e diminuir a força.
3. Verificar o led SET.
4. Para finalizar, mover a chave FORCA da Dip para a posição OFF.
Níveis:
0 a 13 = 60 Hz.
0 a 16 = 50 Hz.

MODO AUTOMÁTICO / SEMI-AUTOMÁTICO
1. Mover a chave PAUSA da Dip para a posição ON.
2. Usar os botões + e – para aumentar e diminuir o tempo.
3. Verificar o led SET.
4. Para finalizar, mover a chave PAUSA da Dip para a posição OFF.
Níveis: 0 a 120
0 = semi-automático.
1 = 2,00 seg.
120 = 240,00 seg. (4,00 min) .

MEMORIZAÇÃO AUTOMÁTICA DO TEMPO A/F E PERCURSO
1. Mover a chave AF da Dip para a posição ON.
2. Pressionar e liberar o botão GRV.
3. O motor é acionado para ciclo de fechamento até fim de percurso
(sensor FCF, encoder digital ou botões +/-).
4. Após 1,0 segundo, o motor é acionado para ciclo de abertura
memorizando o percurso pelo tempo A/F ou pulsos pelo encoder digital
até fim de percurso (sensor FCA, encoder digital ou botões +/-).
5. O tempo de percurso A/F é adicionado mais 2,0 seg. (modo Analógico)
ou 4,0 seg. (modo Reed Digital).
6. Para finalizar, mover a chave AF da Dip para a posição OFF.

TEMPO DE ACIONAMENTO DO FREIO
1. Mover a chave FREIO da Dip para a posição ON.
2. Usar os botões + e – para aumentar e diminuir o tempo.
3. Verificar o led SET.
4. Para finalizar, mover a chave FREIO da Dip para a posição OFF.
Níveis: 0 a 100
0 = freio desligado.
1 = 20,0 mseg.
100 = 2000,0 mseg.

TEMPO DA LUZ DE GARAGEM
1. Mover a chave LG da Dip para a posição ON.
2. Usar os botões + e – para aumentar e diminuir o tempo.
3. Verificar o led SET.
4. Para finalizar, mover a chave LG da Dip para a posição OFF.
Níveis: 0 a 24
0 = não temporiza, desliga imediatamente após FCF.
1 = 10,0 seg.
24 = 240,0 seg. (4,0 min).

TEMPO DO SINALEIRO
1. Mover a chave SIN da Dip para a posição ON.
2. Usar os botões + e – para aumentar e diminuir o tempo.
3. Verificar o led SET.
4. Para finalizar, mover a chave SIN da Dip para a posição OFF.
Níveis: 0 a 20
0 = modo contínuo.
1 = modo oscilante em 50,0 mseg.
20 = modo oscilante em 1000,0 mseg.

TRAVA ON / OFF
1. Mover a chave TRV da Dip para a posição ON.
2. Usar os botões + e – para ligar e desligar.
3. Verificar o led SET.
4. Para finalizar, mover a chave TRV da Dip para a posição OFF
Níveis: Nenhum.
Botão + = ativar antes de abrir o portão (FCA).
Botão – = desativar.

PROGRAMAÇÕES AVANÇADAS


HABILITA / DESABILITA REVERSÃO PELO COMANDO
1. Mover as chaves TRV e SIN da Dip para a posição ON.
2. Usar os botões + e – para desativar e ativar.
3. Verificar o led SET.
4. Para finalizar, mover as chaves TRV e SIN da Dip para a posição OFF.
Níveis: Nenhum.
Botão – = ativar reversão pelo comando.
Botão + = desativar.

APAGAR TODOS OS TRANSMISSORES
1. Mover as chaves FORCA e SIN das Dip's para a posição ON.
2. Verificar o led SET.
3. Pressionar e liberar o botão GRV.
4. Para finalizar, mover as chaves FORCA e SIN das Dip's para a
posição OFF.




TEMPO PARA FECHAMENTO AUTOMÁTICO APÓS MEMORIZAR COMANDO CF
1. Mover as chaves PAUSA e AF da Dip para a posição ON.
2. Usar os botões + e – para aumentar e diminuir o tempo.
3. Verificar o led SET.
4. Para finalizar, mover as chaves PAUSA e AF da Dip para a
posição OFF.
Níveis: 0 a 60
0 = fechamento instantâneo..
1 = fechamento temporizado em 1,0seg.
60 = fechamento temporizado em 60,0seg.

HABILITA / DESABILITA CONTROLE TORQUE PULSANTE
1. Mover as chaves FORCA e PAUSA da Dip para a posição ON..
2. Usar os botões + e – para ativar e desativar.
3. Verificar o led SET.
4. Para finalizar, mover as chaves FORCA e PAUSA da Dip para a
posição OFF.
Níveis: Nenhum.
Botão + = torque pulsante variável.
Botão – = torque pulsante fixo.

FORÇA DO TORQUE PULSANTE ÁREA FIM DE CURSO ABERTURA
1. Mover as chaves FORCA e TRV das Dip's para a posição ON.
2. Usar os botões + e – para aumentar e diminuir a força.
3. Verificar o led SET.
4. Para finalizar, mover as chaves FORCA e TRV das Dip's para a
posição OFF.
Níveis: 1 a 6
Botão + = aumentar força.
Botão – = diminuir força.

FORÇA DO TORQUE PULSANTE ÁREA FIM DE CURSO FECHAMENTO
1. Mover as chaves FORCA e AF da Dip para a posição ON.
2. Usar os botões + e – para aumentar e diminuir a força.
3. Verificar o led SET.
4. Para finalizar, mover as chaves FORCA e AF da Dip para a
posição OFF.
Níveis: 1 a 6
Botão + = aumentar força.
Botão – = diminuir força.

VELOCIDADE DO TORQUE PULSANTE ÁREA FIM DE CURSO ABERTURA
1. Mover as chaves AF e TRV das Dip's para a posição ON.
2. Usar os botões + e – para aumentar e diminuir a velocidade.
3. Verificar o led SET.
4. Para finalizar, mover as chaves AF e TRV das Dip's para a
posição OFF.
Níveis: 1 a 26
Botão + = aumentar velocidade.
Botão – = diminuir velocidade.

TRANSFER

SALVAR TRANSMISSORES + CONFIGURAÇÕES = jumpers FORCA +PAUSA +AF

1. Conectar o Transfer na placa.
2. Mover as chaves FORCA, PAUSA e AF da Dip para a posição ON.
3. O led vermelho do Transfer deverá ficar piscando. Enquanto estiver piscando não retirá-lo
da placa.
4. Selecionar em qual memória dentro do Transfer (Mem#0, Mem#1, Mem#2 ou Mem#3) será
armazenado os transmissores+configurações da central.

5. Pressionar e liberar o botão GRV.
6. O led amarelo do Transfer irá acender enquanto a central estiver transferindo os dados. Após
término da transferência, o led amarelo do Transfer irá apagar indicando que já contém os
dados da central armazenados.
7. Mover as chaves FORCA, PAUSA e AF da Dip para a posição OFF e o led vermelho irá apagar.
Neste momento, pode-se desconectar o Transfer da central.


RECUPERAR OS TRANSMISSORES + CONFIGURAÇÕES = jumpers PAUSA +AF+FREIO

1. Conectar o Transfer na placa.
2. Mover as chaves PAUSA, AF e FREIO das Dip's para a posição ON.
3. O led vermelho do Transfer deverá ficar piscando. Enquanto estiver piscando não retirá-lo
da placa .
4. Selecionar em qual memória dentro do Transfer (Mem#0, Mem#1, Mem#2 ou Mem#3) será
recuperado os transmissores+configurações para a central.

5. Pressionar e liberar o botão GRV.
6. O led amarelo do Transfer irá acender enquanto o Transfer estiver transferindo os dados.
Após término da transferência, o led amarelo do Transfer irá apagar indicando que já transferiu
os dados armazenados para a central.
7. Mover as chaves PAUSA, AF e FREIO das Dip's para a posição OFF e o led vermelho irá apagar.
Neste momento pode-se desconectar o Transfer da central.

Diagrama de Ligação



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kit motor novo ou central de comando nova, esta com problemas, só funciona para um lado.

esta postagem é devido a varias reclamações ou problemas decorridos durante a instalação de equipamentos novos. ou reparos, como troca de centrais de comando.

os problemas são:

comprei um kit motor novo ou central de comando nova,mas esta com problemas, só funciona para um lado(não funciona as duas rotações).
comprei um kit motor novo ou central de comando nova, mas não programa curso de A/F.
e outros problemas.
isto esta ocorrendo devido a falta de informações dos vendedores na hora de venderem ou anunciarem o produto.
O INMETRO atualizou as normas destes produtos, afim de transmitir segurança ao usuário,e técnicos instaladores.
criando a Portaria nº 371 de 29 de dezembro de 2009. com prazo para os fabricantes que se estende até 2013.
norma para motor elétrico de portão de garagem. tem um item bem interessante e é o que esta sendo o problema para os usuários.
Item 20.106 da norma IEC: sistemas com proteção anti-esmagamento com sensores devem favorecer um nível adequado de proteção no caso de falha na fiação da instalação.
o que este item nos diz: ele nos diz que se a central de comando não estiver conectada à fotocélula o sistema tem que parar de funcionar.
esta adequação nas normas esta gerando vários problemas de informação e vendas casadas ao consumidor,
pois a central de comando de portão eletrônico só funciona se conectar uma fotocélula respectiva ao modelo da central.
se você comprou uma central terá que comprar um par de fotocélulas também isto é uma venda casada.

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Portão eletrônico aulas de montagem e manutenção, defeitos frequentes. Motor só roda para um lado.

Dicas de manutenção, Motor roda só para um lado.

Primeiro é preciso entender como funciona as rotações do motor, quem faz esta mudança de rotação é a central de comando do kit motor.
ex; quando aperto o botão do controle a central recebe um sinal que é enviado ao circuito integrado, e o circuito envia um sinal para o transistor acionar o rele respectivo à rotação do motor,

lembrando que a central só aciona um rele de cada vez, primeiro um depois o outro, cada um dos reles são respectivos a determinadas rotações do motor.
obs.; os finais de curso podem alterar este funcionamento das rotações do motor,(sensores ou fiação em curto).
Este é um defeito bastante frequente em centrais de comando ou em kits motores de portão.
Para o motor funcionar as duas rotações é preciso que alguns itens do kit motor estejam funcionando, são eles;

  1. Central de comando.
  2. Sensores de fim de curso.
  3. Fiação.
  4. Estator motor.

Vamos verificar cada item.
Para acha qual item esta com problemas siga o procedimento.

  • desconecte os finais de curso da placa e coloque o portão no manual,acione a central de comando pelo controle ou BOT. verifique se os dois reles atuam, 
  • se funcionar as rotações, verifique os sensores do fim de curso e suas fiações.
  • se não funcionar as rotações,verifique a central de comando, utilizando um multímetro meça as saídas dos reles e identifique o rele que não arma,ao identificar as rotações verifique itens da placa com possíveis defeitos.
  • transistor  BC337
  • rele 12V
  • trilhas da placa
  • resistores 
  • circuito integrado
Se a central não estiver com problemas.
verifique o estator do motor, pode estar rompido o enrolamento respectivo a rotação com problemas,
defeitos de rotação no estator é bem baixa a probabilidade.
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Abrir portão eletrônico pelo interfone.

Neste post vamos mostrar como acionar o portão eletrônico e outros dispositivos através da saída FF do interfone residencial e coletivo.
Este tipo de acionamento pode abrir portões eletrônicos, acionar uma ou mais fechaduras,temporizadores e mais.
Utilizamos diodos,capacitor eletrolítico e rele correspondente a saída do acionamento, no caso do interfone 12V. verifique a tensão de saída.
bem, na hora de unir os diodos verifique a ordem dos catodos e anodos.
                                                       
                                                                veja o esquema abaixo:


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manual completo central digital dupla PPA.


Principais características 
1. Módulo receptor RF 433,92 MHz.
2. Code learning até 160 transmissores diferentes e independentes dos botões.
3. Programação individual para cada transmissor, sendo:

4. Entradas para:
• Botoeira externa (BOT).
• Fotocélula (FOT).
• Módulo receptor RF avulso.
• Módulo TRANSFER.

5. Saídas para:
• Módulo de sinaleiro.
• Módulo de trava.
• Módulo para luz de garagem.

6. Controle dos motores:
• Partida Suave.
• Embreagem eletrônica.
• Frenagem eletrônica.
• Memorização independente do percurso de tempo A/F para os motores RETA e RETF.


Funções dos botões "GRV", "+" e "–"

Botão GRV:
1. Em operações de funcionamento para acesso, ou seja, modo de
programação desativado (todas as chaves das Dips na posição OFF), atua
como comando para abertura/fechamento.
2. Em operações de programação da central ou gravação do transmissor
atua como entrada para atualização de memória.

Botões "+" e "–":
1. Modo de acesso e memorização tempo A/F.
1.1 Atuam como comando para fim de percurso para os motores RETA e
RETF somente na função de memorização do tempo A/F.
1.2 Quando tempo de retardo zerado, ambos os botões "+" ou "-" atuam
como fim de percurso para os motores RETA e RETF.
1.3 Quando tempo de retardo programado, o botão "+" atua como fim
de percurso no motor RETA e o botão "-" atua como fim de percurso no
motor RETF.
2. Modo de programação
2.1 Botão “+” atua como incremento dos valores das funções.
2.2 Botão “-“ atua como decremento dos valores das funções.

Funções dos leds SN, SET

Led SN:
1. Após Power-On-Reset.
1.1 Pisca 1x (rede elétrica 60 Hz).
1.1.2 Pisca 2x (rede elétrica 50 Hz).
1.2 Ciclo de abertura (Pisca normal 3x).
1.3 Ciclo de fechamento (Pisca normal 4x).
1.4 Temporizando para fechamento automático PAUSA (modo relógio).
1.5 Aceso contínuo (entrada fotocélula atuada).
2. Gravação de transmissores.
2.1 Pisca 1x (gravou um novo transmissor+tecla+configuração).
2.2 Pisca 2x (transmissor já gravado, atualiza tecla+configuração).
2.3 Pisca 3x (memória cheia).

Led SET (modo de programação):
1. Piscando (valor mínimo permitido ou função desativada ou alarme de
atenção na função).
2. Apagado (valor intermediário entre mínimo e máximo).
3. Aceso (valor máximo permitido ou função ativada).

PROGRAMAÇÕES BÁSICAS
GRAVAR TRANSMISSORES (Code learning até 160 transmissores)



2. Mover a chave TX da Dip para a posição ON.
3. Selecionar configuração do transmissor (AS + CMDA).






4. Pressionar botão do transmissor.
5. Pressionar e liberar o botão GRV.
6. Verificar led SN.
7. Liberar botão do transmissor.
8. Voltar para "passo 3" para continuar gravação.
9. Para finalizar, mover a chave TX da Dip para a posição OFF.
Para funcionar o transmissor no modo automático, é necessário a central
também ser programada no modo automático.

FORÇA (EMBREAGEM ELETRÔNICA)
1. Mover a chave FORCA da Dip para a posição ON.
2. Usar os botões + e – para aumentar e diminuir a força.
3. Verificar o led SET.
4. Após ajuste pressionar e liberar o botão GRV.
5. Para finalizar, mover a chave FORCA da Dip para
a posição OFF
Níveis:
• 0 a 13 = (60 Hz).
• 0 a 16 = (50 Hz).

MODO AUTOMÁTICO / SEMI-AUTOMÁTICO
1. Mover a chave PAUSA da Dip para a posição ON.
2. Usar os botões + e - para aumentar e diminuir o
tempo.
3. Verificar o led SET.
4. Após ajuste pressionar e liberar o botão GRV.
5. Para finalizar, mover a chave PAUSA da Dip para a
posição OFF.
Níveis: 0 a 120
• 0 = semi-automático.
• 1 = 2,00 seg.
• 120 = 240,00 seg. (4,00 min) .

MEMORIZAÇÃO AUTOMÁTICA DO TEMPO A/F
1. Mover a chave AF da Dip para a posição ON.
2. Pressionar e liberar o botão GRV.
3. Os motores serão acionados para ciclo de abertura
até fim de percurso.
3.1 Sem retardo = ambos os motores serão ligados.
3.2 Com retardo = 3 seg. no motor RETA.
4. Em seguida os motores serão acionados para o
ciclo de fechamento até fim de percurso.
4.1 Sem retardo = ambos os motores serão ligados.
4.2 Com retardo = tempo de retardo programado no motor RETF.
5. O tempo de percurso A/F independente é adicionado mais 2,0 seg.
6. Para finalizar, mover a chave AF da Dip para a posição OFF
Com retardo programado:
• Botão + = Atua como fim de curso do motor RETA.
• Botão – = Atua como fim de curso do motor RETF.
Sem retardo:
• Botão + ou – = Atuam como fim de curso simultaneamente para os
motores RETA / RETF.

TEMPO DE ACIONAMENTO DO FREIO
1. Mover a chave FREIO da Dip para a posição ON.
2. Usar os botões + e – para aumentar e diminuir
o tempo.
3. Verificar o led SET.
4. Após ajuste pressionar e liberar o botão GRV.
5. Para finalizar, mover a chave FREIO da Dip para
a posição OFF
Níveis: 0 a 50
• 0 = freio desligado.
• 1 = 20,0 mseg.
• 50 = 1000,0 mseg.

TEMPO DA LUZ DE GARAGEM
1. Mover a chave LG da Dip para a posição ON.
2. Usar os botões + e – para aumentar e diminuir
o tempo.
3. Verificar o led SET.
4. Após ajuste pressionar e liberar o botão GRV.
5. Para finalizar, mover a chave LG da Dip para a
posição OFF.
Níveis: 0 a 24

• 0 = não temporiza, desliga imediatamente após FCF.
• 1 = 10,0 seg.
• 24 = 240,0 seg. (4,0 min).

TEMPO DO SINALEIRO
1. Mover a chave SIN da Dip para a posição ON.
2. Usar os botões + e – para aumentar e diminuir
o tempo.
3. Verificar o led SET.
4. Após ajuste pressionar e liberar o botão GRV.
5. Para finalizar, mover a chave SIN da Dip para a
posição OFF.
Níveis: 0 a 20
• 0 = modo contínuo.
• 1 = modo oscilante em 50,0 mseg.
• 20 = modo oscilante em 1000,0 mseg.

TRAVA ON / OFF
1. Mover as chaves SIN e LG da Dip para a
posição ON.
2. Usar os botões + e – para ligar e desligar.
3. Verificar o led SET.
4. Após ajuste pressionar e liberar o botão GRV.
5. Para finalizar, mover as chaves SIN e LG da Dip
para a posição OFF.
Níveis: Nenhum.
Botão + = ativar antes de abrir o portão (FCA).
Botão – = desativar.

TEMPO DE RETARDO PARA FECHAMENTO
1. Mover a chave RET da Dip para a posição ON.
2. Usar os botões + e – para aumentar e diminuir
o tempo.
3. Verificar o led SET.
4. Após ajuste pressionar e liberar o botão GRV.
5. Para finalizar, mover a chave RET da Dip para a
posição OFF.
Níveis: 0 a 30
• 0 = retardo fechamento e abertura ambos
desligados.
• 1 = retardo para fechamento de 1,0 seg.
• 30 = retardo para fechamento de 30,0 seg.
RETA = Tempo de retardo para abertura é fixo em 3,0 seg.

HABILITA / DESABILITA REVERSÃO PELO COMANDO
1. Mover as chaves SIN e RET da Dip para a
posição ON.
2. Usar os botões + e – para desativar e ativar.
3. Verificar o led SET.
4. Após ajuste pressionar e liberar o botão GRV.
5. Para finalizar, mover as chaves SIN e RET da Dip
para a posição OFF.
Níveis: Nenhum.
Botão – = ativar reversão pelo comando.
Botão + = desativar.

APAGAR TODOS OS TRANSMISSORES
1. Mover as chaves FORCA e SIN das Dip's para a
posição ON.
2. Verificar o led SET.
3. Pressionar e liberar o botão GRV.
4. Para finalizar, mover as chaves FORCA e SIN das
Dip's para a posição OFF.



FORÇA DO FREIO
1. Mover as chaves FORCA e FREIO das Dip's para a
posição ON.
2. Usar os botões + e – para aumentar e diminuir a
força.
3. Verificar o led SET.
4. Após ajuste pressionar e liberar o botão GRV.
5. Para finalizar, mover as chaves FORCA e FREIO das
Dip's para a posição OFF.
Níveis:
1 a 13 = (60 Hz).
1 a 16 = (50 Hz).
PARTIDA SUAVE
1. Mover as chaves FORCA e RET das Dip's para a
posição ON.
2. Usar os botões + e – para habilitar ou desabilitar a
partida suave.
3. Verificar o led SET.
4. Após ajuste pressionar e liberar o botão GRV.
5. Para finalizar, mover as chaves FORCA e RET das
Dip's para a posição OFF.
Níveis: 0 a 30
60HZ
0 = partida suave desabilitada (partida com tensão nominal da rede).
1 = partida suave habilitada (120mseg).
30 = partida suave habilitada (3,6seg).
50HZ
0 = partida suave desabilitada (partida com tensão nominal da rede).
1 = partida suave habilitada (160mseg).
30 = partida suave habilitada (4,8seg).

CONFIGURAÇÕ ES PADRÃO DE FÁBRICA
1. Mover as chaves FORCA e LG das Dip's para a
posição ON.
2. Verificar o led SET.
3. Pressionar e liberar o botão GRV.
4. Para finalizar, mover as chaves FORCA e LG das
Dip's para a posição OFF.
Valores padrões de fábrica:
• Força = máximo.
• Partida suave = desabilitada.
• Modo Semi-Automático.
• Tempo A/F (RETA e RETF) = 60,0 seg.
• Sem Retardo
• Força Freio = nível 1.
• Tempo acionamento freio = 100,0 mseg.
• Tempo Luz Garagem = 60,0 seg.
• Sinaleiro = contínuo.
• Reversão pelo Comando = habilitado.
• Trava = desativada.

TRANSFER

SALVAR TRANSMISSORES + CONFIGURAÇÕES
1. Conectar o Transfer na placa.
2. Mover as chaves FORCA, PAUSA e AF da Dip para a posição ON.
O led vermelho do Transfer deverá ficar piscando. Enquanto estiver
piscando, não retirá-lo da placa.

3. Selecionar em qual memória dentro do Transfer (Mem#0, Mem#1, Mem#2
ou Mem#3) será armazenado os transmissores+configurações da central.

4. Pressionar e liberar o botão GRV.
5. O led amarelo do Transfer irá acender enquanto a central estiver
transferindo os dados. Após termino da transferência, o led amarelo
do Transfer irá apagar indicando que já contém os dados da central
armazenados.
6. Mover as chaves FORCA, PAUSA e AF da Dip para a posição OFF e o led
vermelho irá apagar. Neste momento, pode-se desconectar o Transfer da
central.

RECUPERAR OS TRANSMISSORES + CONFIGURAÇÕES
1. Conectar o Transfer na placa.
2. Mover as chaves PAUSA, AF e RET das Dip's para a posição ON.
O led vermelho do Transfer deverá ficar piscando. Enquanto estiver
piscando, não retirá-lo da placa

3. Selecionar em qual memória dentro do Transfer (Mem#0, Mem#1, Mem#2
ou Mem#3) será recuperado os transmissores+configurações para a central.

4. Pressionar e liberar o botão GRV.
5. O led amarelo do Transfer irá acender enquanto o Transfer estiver
transferindo os dados. Após termino da transferência, o led amarelo do
Transfer irá apagar indicando que já transferiu os dados armazenados para
a central.
6. Mover as chaves PAUSA, AF e RET da Dip para a posição OFF e o led
vermelho irá apagar. Neste momento pode-se desconectar o Transfer da
central..

Diagrama de Ligação
click na imagem para ampliar.

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