aulas de montagen e manutenção portao eletronico inverter rotações motor.

Olá neste post vamos falar de como inverter as rotações do kit motor portão eletrônico independente da marca e modelo de kit motor monofásico 110V ou 220V.
lembrando que o motor monofásico possuí 3 fios sendo 1 fio o comum do motor e os outros dois são rotações sentido horário e anti horário,
lembrando que toda vez que inverter as rotações do motor deve-se inverter os finais de curso do kit motor portão.
essa mudança geralmente é feita na central de comando do kit motor,como são varias marcas e modelos e seus fabricantes não seguem um padrão de identificação, os bornes e fios do motor podem conter nomes diferentes de uma marca para outra.

vejamos alguns exemplos de nomes de bornes.
nas marcas PPA e outras varias geralmente são A. P. V. ou Am. Pr. Vm
A. P. V = A,amarelo(comum). P,preto(rotação). V,vermelho(rotação).

na marca garen geralmente são Az.Pt.Br
Az. Pt. Br = Az,azul(comum). Pt,preto(rotação). Br,branco(rotação).

outros modelos podem ser C. Ab. Fc

C. Ab. Fc = C,comum. Ab,abertura. Fc,fechamento.

ou no padrão de motores U. V. W.

U. V. W. = U,comum. V,rotação. W,rotação.

então para inverter as rotações do motor é só trocar a posição dos fios nos bornes da placa,
ex: o fio que esta ligado no F vai para o A e o A vai para o F.


lembrando que toda vez que inverter as rotações do motor deve-se inverter os finais de curso.
finais de curso são sensores que desativam a central ao serem acionados.
na maioria dos casos os sensores são conectados a placa através de conectores.

identifique a conexão do fim de curso na placa.

para inverter os finais de curso basta retirar o conector da central girar 180° e conectar,pronto fim de curso invertido.

quando usar a inversão de rotações?

a inversão de rotações são usadas para casos onde na programação do automático em vez do portão fechar ele abre, problemas na programação da central, e outros problemas...

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Eletro Alves

aulas de montagen e manutenção portao eletronico inverter rotações motor.
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Oleh

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2 comentários

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Anônimo
27 de junho de 2015 às 20:37

Nossa. simples e informativo... muito obrigado pela informação resolvi em 20 minutos algo que me estava custando R$50 cada visita do técnico.

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30 de julho de 2015 às 17:07

como instalar um motor eletroneco ind. Brasileira

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